APRENDA A REZAR ALGUMAS ORAÇÕES EM SINAIS
quarta-feira, 24 de março de 2010
Novena à Nossa Senhora - 1º dia

01. CANTO DE ABERTURA
Mãe do Céu Morena
Senhora da América Latina
De olhar e caridade tão divina
De cor igual à cor de tantas raças
Virgem tão Serena
Senhora destes povos tão sofridos
Patrona dos pequenos e oprimidos
Derrama sobre nós as tuas graças
Derrama sobre os jovens tua luz
Aos pobres vem mostrar o teu Jesus
Ao mundo inteiro traz o teu amor de Mãe
Ensina quem tem tudo a partilhar
Ensina quem tem pouco a não cansar
E faz o nosso povo caminhar em paz
Mãe do Céu Morena
Senhora da América Latina
De olhar e caridade tão divina
De cor igual à cor de tantas raças
Virgem tão Serena
Senhora destes povos tão sofridos
Patrona dos pequenos e oprimidos
Derrama sobre nós as tuas graças
Derrama a esperança sobre nós
Ensina o povo a não calar a voz
Desperta o coração de quem não acordou
Ensina que a justiça é condição
De construir um mundo mais irmão
E faz o nosso povo, conhecer, Jesus...!
02. RITO INICIAL
Padre: Em nome do Pai...
Rodrigo: Recordando que a Congregação foi inspirada pela Virgem Maria, terão para com ela uma especial devoção filial e ajudarão os surdos a conhecê-la e amá-la. A honrarão imitando as suas virtudes e também com a prática cristã do rosário mariano. (const.45)
Wellington: No início desta novena, queremos recordar e agradecer a Deus a vocação e a vida do oitavo superior geral da congregação na história: Pe. Aldo Natali, que esteve no governo da Pequena Missão de 1953 a 1965. Historiador apaixonado, fez o resgate em seus livros da maneira como Deus foi atuando na vida cotidiana da Congregação desde os seus primórdios. A ele devemos grande parte das informações históricas.
Pe. Delci: Na primeira página dos Escritos Espirituais de Pe. José Gualandi, encontramos, como primeira saudação, a oração dirigida à Maria. Nela, Pe. José Gualandi com o coração de filho fala à sua mãe: “Ó Maria, minha mãe, é chegada a última tarde dos exercícios. O que devo fazer? Devo receber as ordens menores? O que me inspiras?Recebi o consentimento do meu confessor que me deixa tranqüilo e me contenta, mas por causa do medo e do orgulho, te peço ó boníssima mãe, de ao menos amanhã ao receber o teu diviníssimo Filho, me fizesse conhecer, com alguma inspiração interna a vontade de Deus”.
Laércio: Peçamos então à Virgem Maria, que conceda aos nossos corações, sobretudo aos corações dos capitulares o caminho que corresponda à Vontade de seu Filho Jesus Cristo.
03. ORAÇÃO (Pe. José Moschiano)
Todos: Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem (2x)
Lado 1: Virgem Santíssima acolhe neste dia esta nossa consagração ao teu Coração Imaculado. Volvei seus olhos piedosos aos surdos, os pequenos do Reino de teu Filho com o mesmo olhar que inspirou o neo-sacerdote Pe. José Gualandi que, por tua inspiração tornou-se apóstolo dos surdos.
Todos: Ó vem...
Lado 2: Ó Maria nossa mãe, ao teu Coração Imaculado nos confiamos e nos consagramos, e junto aos nossos corações, com tudo aquilo que temos e somos, a nossa querida Pequena Missão: dirija seus passos na história, protege seu apostolado, salva de todos os seus inimigos visíveis e invisíveis. Faça que mais amplamente se estenda e aumente a nossa santificação, na caridade ardorosa para com Deus, ao mesmo tempo, doce, paciente e benigna para com os surdos.
Todos: Ó Vem ...
04. ORAÇÃO FINAL.
Ó Deus, que na Imaculada Conceição da Virgem Maria, preparastes uma digna habitação para o teu Filho Jesus, preservando-a de toda mancha de pecado, concede também a nós, por sua intercessão, de nos direcionarmos nossa vida em pureza de espírito e em santidade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
segunda-feira, 22 de março de 2010
Padre Adelmo Puccetti fez em fevereiro 99 anos de vida
quarta-feira, 17 de março de 2010
Internacional
fazem teatro
para vivenciar melhor
o tempo da quaresma.
Leia mais...
Texto em português e italiano.
Segundo Dia - Tríduo a São José

01. CANTO DE ABERTURA
Vinde alegres cantemos. A Deus demos louvor.
A um pai exaltemos. Sempre com mais fervor.
São José a vós nosso amor, Sede nosso bom protetor, Aumentai o nosso fervor.
Quis o Verbo Divino dar-vos nome de pai.
Um glorioso destino para nós impetrai.
São José triunfante vai a glória gozar.
E pra sempre reinante no Senhor repousar.
Vós esposo preclaro amantíssimo pai.
Dos cristãos firme amparo este canto aceitai.
02. RITO INICIAL
Dir: Em Nome do Pai...
No segundo dia de nosso tríduo a São José, nos lembramos de todas as nossas casas na Itália, aqui no Brasil e nas Filipinas. Ter filhos é bênção de Deus, é a esperança de que a família vai continuar a levar o sobrenome e a cultura através de gerações. Pedimos a São José a graça de abundantes filhos à Pequena Missão para Surdos para que possam transmitir a outros o nosso carisma e nossa espiritualidade.
Que São José nos indique o caminho para o reflorescimento de novas vocações sacerdotais e religiosas para que nossas mãos possam atingir novos objetivos de Evangelização e ir mais longe.
Hoje queremos também recordar Pe. Umberto Montevecchi, sexto superior geral, depois dos dois visitadores apostólicos. Esteve a frente da missão de 1926 há 1941.
Para ilustrar nossa oração, citamos um texto de uma carta de Padre José Gualandi aos irmãos e irmãs da Pequena Missão no final de 1894: “Tudo devemos Àquele que é o Inspirador de toda boa obra, o sustento e a força. Convidamos por isso, a todos os religiosos, a promover e lutar para a santificação desta obra, para verdadeiramente oferecermos a Deus um Tributo de agradecimento”
03. DORES E ALEGRIAS DE S. JOSÉ
Agora vamos rezar as dores e alegrias de São José, e em cada meditação vamos rezar glória ao Pai.
1 - Dor de pensar em deixar Maria ao ve-la grávida, alegria em receber a mensagem do Anjo anunciando que Maria estava grávida por obra do Espírito Santo.
Glória ao Pai...
2 - Dor de ver Jesus nascer na gruta de Belém, alegria ao vê-Lo adorado pelos Anjos, pastores e reis magos.
3 - Dor de derramar o sangue do Menino Jesus na circuncisão; alegria ao dar-lhe o nome de Jesus.
4 - Dor ao ver a espada de Simeão apresentada a Maria; alegria ao ver Ana e Simeão louvando o Menino.
5 - Dor do desterro para o Egito; alegria ao ver os ídolos caírem dos pedestais quando a Sagrada Familia entrou no Egito.
6 - Dor de não poder voltar para Jerusalém por causa de Arquelau, filho de Herodes, alegria ao voltar para Nazaré.
7 - Dor da perda de Jesus em Jerusalém aos 12 anos; alegria ao encontrá-lo entre os doutores e louvado por eles.
04. LEITURA
Dos sermões de São Bernardino de Sena, presbítero.
“É esta a regra geral de todas as graças especiais concedidas a qualquer criatura racional: quando a Providência divina escolhe alguém para uma graça particular ou estado superior, também dá a pessoa assim escolhida, todos os carismas necessários para o exercício de sua missão.
Isto verificou-se de forma eminente em São José, pai adotivo do Senhor Jesus Cristo e verdadeiro esposo da Rainha do mundo e senhora dos anjos. Com efeito ele foi escolhido pelo Pai eterno para ser o guarda fiel e providente dos seus maiores tesouros: o Filho de Deus e a Virgem Maria. E cumpriu com máxima fidelidade sua missão. Eis por que o Senhor lhe disse: “Servo bom e fiel! Vem participar da alegria do teu Senhor” (Mt 25,21)
05. RESPONSÓRIO
Deus me fez, como se eu fosse o pai do Rei e me fez senhor de toda a sua casa!
O Senhor é minha força, é a razão do meu cantar, pois foi ele neste dia, para mim, libertação.
06. ORAÇÃO PARA O XV CAPÍTULO
07. ORAÇÃO FINAL
Que felicidade a vossa, meu glorioso Protetor, serdes escolhido milagrosamente para esposo da Imaculada Maria.
Alegro-me convosco pela satisfação imensa que experimentastes, naquele dia feliz, quando associastes vossa sorte à da Mãe de Jesus Cristo.
Que admiração vos teriam os Santos Anjos, por serdes o sustentáculo da mãe do Verbo encarnado, e por esse mesmo motivo também protetor do Filho de Deus!
Uno meus louvores aos que, nesse dia, vos dariam os Anjos do Céu e, de todo o meu coração, vos felicito por vos ter sido dada de presente a Rainha dos Anjos, e pelo zelo que se dedicou a vosso serviço.
Que transbordante felicidade! Que maravilha terdes por companheira Aquela que trouxe o Filho de Deus em Seu seio sagrado!
Que felicidade terdes, para vosso consolo nas penas, a Consoladora dos aflitos, para conselheira nas dificuldades a sapientíssima Mãe de Jesus Cristo e para modelo nas virtudes, aquela que é o espelho sem mancha, da majestade divina e a imagem da bondade de Deus!
Por este favor e felicidade tão grandes peço-vos, poderosíssimo José, a amizade e a graça de Deus, e a proteção e amparo constantes de Maria Santíssima.
Interponde, ao mesmo tempo, vosso valimento com Jesus e com vossa santíssima esposa, para alcançar as graças particulares que, com esta novena, pretendo conseguir. Amém.
Surdos de Trier (Alemanha) dinamizam as celebrações com teatro
Estas imagens foram feitas no segundo domingo da quaresma na cidade de Trier com a direção de um surdo.
O teatro mostrou a transfiguração de Jesus no monte Tabor. Deus aponta Jesus: Ele é o Filho de Deus. Os discípulos então começam a segui-lo.
(Leggi di seguito la notizia in italiano)
Queste immagini sono state effettuate nella seconda Domenica di Quaresima, nella città di Trier, con la direzione di un sordo.
Il teatro ha mostrato la trasfigurazione di Gesù in monte Tabor. Punti di Gesù a Dio: Egli è il Figlio di Dio. Gli apostoli poi iniziaranno a seguirlo.
PRIMEIRO DIA

REZE PELO XV CAPÍTULO GERAL.
CONTAMOS COM SUA ORAÇÃO.
01. CANTO DE ABERTURA
Vinde alegres cantemos. A Deus demos louvor.
A um pai exaltemos. Sempre com mais fervor.
São José a vós nosso amor, Sede nosso bom protetor, Aumentai o nosso fervor.
Quis o Verbo Divino dar-vos nome de pai.
Um glorioso destino para nós impetrai.
São José triunfante vai a glória gozar.
E pra sempre reinante no Senhor repousar.
Vós esposo preclaro amantíssimo pai.
Dos cristãos firme amparo este canto aceitai.
02. RITO INICIAL
Dir: Em Nome do Pai...
Continuando nossas orações para o XV Capítulo Geral da Pequena Missão para Surdos, a Congregação nos convida a orar a São José, pedindo proteção especial para todas as casas da Missão.
Queremos também recordar através desta oração, o terceiro superior geral: Padre Ferdinando Buoni, que esteve no governo de 1907 a 1923.
Em 1888, Padre José Gualandi escrevia a Padre Ferdinando Buoni: “Esperamos que a Providência nos ajude e nos abençoe, unidos a estas crianças que tudo esperam de nós! E a Providência nos ajudará se orando constantemente a Deus, ficarmos unidos entre nós com o vínculo da verdadeira fraternidade espiritual.
Como seus apóstolos (futuros missionários), quando eram unanimemente perseverantes na oração, recebiam um especial auxílio e um espírito vivificante, assim nós, pobres, missionários dos surdos, teremos constantemente graças se formos fiéis à nossa vocação, esperando tudo de Deus” (17.07.1988)
Peçamos a São José que nos ajude a sermos perseverantes na unidade e na oração.
(Leitura da vida de S. José)
03. LADAINHA A SÃO JOSÉ
Senhor, tende piedade de nós.
SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
JESUS CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS.
Senhor, tende piedade de nós.
SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
JESUS CRISTO, OUVI-NOS.
Jesus Cristo, atendei-nos.
JESUS CRISTO, ATENDEI-NOS.
Deus Pai do céu,
TENDE PIEDADE DE NÓS.
Deus Filho, Redentor do Mundo,
TENDE PIEDADE DE NÓS.
Deus Espírito Santo,
TENDE PIEDADE DE NÓS.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, TENDE PIEDADE DE NÓS.
Santa Maria, ROGAI POR NÓS.
São José, ilustre descendente de Davi,
Luz dos patriarcas, ...
Esposo da Mãe de Deus, ...
Casto guarda da Santíssima Virgem, ...
Pai nutrício de Jesus Cristo, ...
Desvelado defensor do Filho de Deus, ...
Chefe da Sagrada Família, ...
José justíssimo, ...
José castíssimo, ...
José prudentíssimo, ...
José fortíssimo, ...
José obedientíssimo, ...
José fidelíssimo, ...
Espelho de paciência, ...
Amante dos pobres, ...
Modelo dos operários, ...
Honra da vida doméstica, ...
Guarda das virgens, ...
Amparo das famílias, ...
Esperança dos enfermos, ...
Padroeiro dos agonizantes, ...
Terror dos demônios, ...
Protetor da Santa Igreja, ...
Jesus Cristo, OUVI-NOS.
Jesus Cristo, ATENDEI-NOS.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,
PERDOAI-NOS,SENHOR.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, OUVI-NOS, SENHOR.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, TENDE PIEDADE DE NÓS.
Rogai por nós, São José, PARA QUE SEJAMOS DIGNOS DAS PROMESSAS DE CRISTO.
OREMOS : Ó Deus, por inefável providência vos dignastes escolher o bem-aventurado São José para esposo de vossa Mãe Santíssima! Concedei-nos, vo-lo suplicamos, mereçamos ter como intercessor no céu aquele que veneramos na terra como protetor. Vós, ó Deus, que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.
04. LEITURA
Carta de São Paulo aos Colossenses
“Tudo o que fizerdes, fazei-o de coração, como para o Senhor e não para os homens. Pois vós bem sabeis que recebereis do Senhor a herança como recompensa. Servi a Cristo, o Senhor”.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.
05. RESPONSÓRIO
O justo como o Lírio brotará!
E florirá ante o Senhor eternamente!
07. ORAÇÃO FINAL
Dou graças à Santíssima Trindade, Santíssimo São José, pelos muitos privilégios, méritos e virtudes com que vos enriqueceu e, principalmente, pelo grande e singularíssimo mérito a poucos concedido, de ter sido santificado no ventre de vossa mãe e confirmado em graça. Que alegria para vosso coração ver-vos livre do pecado, que é a única coisa que desagrada a Deus Filho, que vos chamava de Pai! Que graças destes à Trindade Beatífica por esse tão assinalado privilégio! Eu vos felicito com todo o meu coração, pela inocência incomparável que tivestes desde antes de nascer e pela graça a amizade particular com que o mesmo Deus vos distinguiu.
Por esse privilégio e pela grande alegria que ele vos causou, suplico-vos, ó meu querido pai, que me alcanceis de Deus, um grande ódio ao pecado, grande amor às virtudes e à minha salvação eterna. E como creio que a graça que desejo conseguir neste tríduo será benéfica à minha salvação, tenho inteira confiança de que a alcançareis por vossa poderosíssima intercessão; todavia, se minha oração não for bem dirigida, endireitai-a e rogai ao boníssimo Deus por mim. Amém.