Pages

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A imagem dos MISSIONÁRIOS GUALANDIANOS na internet!

AJUDE A DIVULGAR A WEBTV GUALANDI
Copie este cartaz e coloque entre suas fotos no orkut e avise a seus amigos para que visitem nosso portal!

PROGRAMAÇÃO E INFORMAÇÕES

16 - SÁBADO:

15h00 - Acolhimento e Café
16h00 - Palestra: Vida ou Drogas? - Pedro.
17h00 - Caça ao tesouro do Retiro.
18h00 - Oração da Tarde - Pe. Heriberto (Beto)
19h00 - Jantar
20h00 - Tempo Livre
22h00 - Bênção do Santíssimo e repouso.

17 - DOMINGO

8h00 - Café
9h00 - Missa e Apresentação dos 10 anos da P. Surdos - Paulínia. - Pe. Heriberto.
10h30 - Intervalo
11h00 - Palestra: Anderson Geraldo (surdo) MG
12h00 - Almoço
14h00 - Dinâmica
14h30 - Palestra: Maria, a humilde mãe de Deus - Amélice (surda)
15h00 - Café
15h30 - Adoração ao Santíssimo
16h00 - Comemoração e sorteio de brindes.

Durante os dois dias, Pe. Heriberto ficará diponível para confissão.

INFORMAÇÕES GERAIS:

Local: Rua Ângelo Varandas, 250 - Santa teresinha - Paulínia - SP

Contato:

Bete (surda) - lizabernardi@yahoo.com.br - 19.81528430
Mirlene (surda) - mir.maria@hotmail.com - 19. 81842021
Zefira ( ouvinte ) - 19. 38843940
Pe. Heriberto ( ouvinte ) - 19. 82596932

PAULÍNIA
ESPERA POR VOCÊ!


Vereador visita Pastoral dos Surdos de Paulínia

O vereador Custódio Campos (PT) da cidade de Paulínia - SP visitou na última quarta-feira (29/set/2010) a Pastoral dos Surdos com o objetivo de prestar contas à comunidade surda dos trabalhos realizados junto ao legislativo da cidade. Custódio, além de ser participante ativo da Paróquia, tem apresentado propostas para o município que beneficiam a pessoa com deficiência. A visita não teve fins eleitorais, uma vez que o vereador não é candidato e não houve qualquer tipo de propaganda eleitoral. A Pastoral se sente honrada com a presença do vereador Custódio e está aberta a visitas por parte, tanto do legislativo como do executivo, para dialogar com os surdos, que sentem também a necessidade de participar da vida da cidade.

Padre Heriberto de Campinas - SP.







Dia Nacional do Surdo - Londrina celebra missa especial

Frequentemente os surdos da cidade de Londrina participam da missa todos os sábados no seminário da Pequena Missão. Mas no último dia 25 (setembro/2010) a missa teve uma intenção especial: agradecer a Deus pelas conquistas e pedir ajuda pelos desafios do ser surdo no mundo de hoje. O Dia Nacional do Surdo também foi celebrado na comunidade de Londrina na Eucaristia presidida por Padre Nirceu Keri. No final houve uma confraternização.

Flávio, Fernando e Paulo, seminaristas de Londrina - PR.



Surdos comemoram o seu dia em ARAPONGAS

Um encontro promovido em Arapongas - PR celebrou o Dia Nacional do Surdo (26 de setembro de 2010). A missa foi presidida pelo Padre Nirceu Keri na Paróquia da Santíssima Trindade, a "igreja azul" como é conhecida pelos surdos. Vários surdos participaram e os seminaristas da Pequena Missão de Londrina e o surdo André também estiveram presentes. Além da missa, também os surdos se divertiram com as dinâmicas e brincadeiras. Houve também uma palestra com o surdo Beto da cidade de Cambira - PR.

Flávio, Paulo e Fernando, seminaristas de Londrina - PR.



terça-feira, 28 de setembro de 2010

Parabéns Rogério Xalita


Celebrar a vida é sempre um dom de Deus. Hoje a Pequena Missão para Surdos, se une aos Céus e à terra para agradecer a Deus pela vida do Rogério, nosso grande amigo e apresentador do Gualandiano News, em nossa Webtv Gualandi.
A você, caro amigo, bençãos diretas do coração da Igreja para esta data especial e abraços do tamanho de Roma.
Pe. Delci Filho e Pe. João Adão (Roma)

Dia do Éfeta em Bolonha

Neste mês de setembro, celebra-se em todo o mundo o dia do Surddo. Na Itália nossas celebrações são chamadas de Jornada Mundial do Surdo e Encontro Éfeta (Giornata Mondiale e Incontro Effata).
Desta vez, no último dia 26, aconteceu em Bologna, organizada Pela Pequena Missão para Surdos.
No início, os surdos foram chegando para as confissões e foram atendidos pelo Pe. Tucci (Bologna), Pe. Domenico (Firenze) e Pe. João e Pe. Delci (Roma). Após as confissões, todos se dirigiram para a igreja em Via Saragoza para a Santa Missa, às 11:45h, onde Pe. Tucci deu as boas-vindas e apresentou Pe. João Adão, como Superior Geral e Pe. Delci, como Economo Geral.
Em seguida, Pe. João Adão, continuou a santa Missa.
Pe. Tucci faz acolhida e dá as orientações da jornada.

Ministério Público quer intérprete de libras com ensino superior no Enem

O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul cobra tradutores ou intérpretes da Língua de Sinais para atender candidatos com deficiência auditiva durante a aplicação das provas do Enem, mas que tenham aprovação em exame de proficiência com aval do Ministério da Educação, além de nível superior.

A solicitação foi repassada aos Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), responsável pelo exame no País, como recomendação expedida pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão, Felipe Fritz Braga.

Segundo ele, a tradução da Libras para o Português é prejudicada porque os profissionais não têm a devida habilitação.

“Recomendação é uma forma extrajudicial de atuação do MPF. Ela não tem valor de ordem judicial, mas deve ser observada para evitar ação judicial”, explica o MPF.

Essa necessidade foi verificada depois de denúncias ao MPF de que pessoas com deficiência auditiva tiveram dificuldade da comunicação durante as provas de vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul .

“Segundo eles, a principal dificuldade está na correção das provas de redação. No processo de tradução da Libras para o Português, o deficiente auditivo escreve apenas o nome do símbolo, mantendo a estrutura própria da Libras, sua língua mãe. Portanto, a redação, corrigida por quem não tem conhecimento da língua de sinais, apresenta-se sem coerência e coesão. Com isso, eles acabam sendo reprovados”, esclarece o Ministério Público em nota à imprensa.


Fonte: Campo Grande News

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Pastoral dos Surdos e Liturgia

Este grupo de leigos e surdos e agora estou participando também com eles, nos reunimos toda segunda-feira para prepararmos juntos a liturgia da missa com os surdos. É uma reunião muito agradável e procuramos meditar a Palavra do Senhor e traduzi-la para LIBRAS para que os surdos não percam o seu conteúdo evangelizador.
A partir de outubro, toda quinta feira, você terá acesso ao resultado destas reuniões com o programa PALAVRA DO SENHOR! pela webTVGualandi. Aguardem.

Pe. Heriberto de Campinas, SP.



PAULÍNIA espera por você!!!!!

VEJA À PRIMEIRA CHAMADA
DO RETIRO PARA SURDOS
EM PAULÍNIA SP E PROGRAME-SE:

domingo, 26 de setembro de 2010

Pequena Missão reinicia trabalho pastoral

Dando continuidade ao trabalho feito pelo Padre Nirceu na Paróquia Divino Salvador em Campinas, participamos da primeira reunião depois da viagem ao Santuário Nacional de Aparecida. Nos encontramos na sala própria para os Encontros com os surdos e depois participamos juntos da missa presidida pelo Padre Víctor e concelebrada por mim. No encontro, os surdos puderam ter acesso à explicação das leituras antes da missa e após a missa trabalharam o tema das Eleições!
Tanto os surdos, como os leigos que trabalham na pastoral, os padres, nos acolheram muito bem! Queremos acompanhá-los e ser presença na vida deles!

Padre Heriberto de Campinas, SP.




Vocacionado visita a Pequena Missão para Surdos


A Pequena Missão para Surdos de Campinas recebeu no último sábado (25 de setembro de 2010) o vocacionado Tácio (segundo da esquerda para a direita) juntamente com seus pais e parentes. A visita agradou muito os padres que ficaram impressionados e felizes com o interesse do jovem de 20 anos pela missão.
Tácio agora, irá fazer o acompanhamento mais de perto e será agendada uma visita à família e uma visita dele à casa de Londrina.
Rezemos pelas vocações!

Pe. Heriberto de Campinas

sábado, 25 de setembro de 2010

26 de setembro - DIA NACIONAL DO SURDO

A comunidade Surda Brasileira comemora em 26 de setembro, o DIA NACIONAL DO SURDO, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania.
A Federação Mundial dos Surdos, já celebra internacionalmente a cada 30 de setembro. No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).
Toda esta história começou em 26 de setembro de 1857, durante o império de D. Pedro II, quando o professor francês Hernest Huet fundou, com o apoio do imperador, o IMPERIAL INSTITUTO DE SURDOS E MUDOS. Huet era surdo. Na época, o Instituto era um asilo, onde só eram aceitos surdos do sexo masculino. Eles vinham de todos os pontos do país e muitos eram abandonados pelas famílias.


Nós Católicos somos chamados antes de tudo a orar pelos surdos para que sejam sempre reconhecidos na sua dignidade, respeitados seus direitos e incentivados nos seus deveres. Convido você a rezar com os Missionários Gualandianos pelos surdos durante toda a semana:

ORAÇÃO

Deus misericordioso, neste tempo em que tantos cristãos que Vos conhecem, recusam de Vos adorar e amar, desprezando a verdadeira fé e ultrajando de todas as maneiras a Santa Igreja, fazei que vos amem tantos surdos que vivem em nosso meio e não Vos conhecem. Fazei que a todas estas almas ainda longe da fé, seja pregada a verdade necessária à salvação eterna e assim possam louvar-vos e bendizer-vos conosco. Suscitai ó Bom Deus, almas zelosas que com a caridade de missionários, os procurem, e anunciem a todos o Santo Evangelho e venham estes pequenos em torno de vós no lugar dos grandes que vos abandonam; e por tantos lábios fechados ao vosso louvor e prontos a ofensas que ferem os ouvidos e nosso coração de crentes, da boca do mudo eleve-se a Vós, em compensação, um hino de glória. Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.

(Oração composta por Padre José Gualandi, fundador da Pequena Missão para Surdos)

Por: Pe. Heriberto de Campinas.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Pequena Missão nas Filipinas.

O blog da Pequena Missão para Surdos das Filipinas divulgou um vídeo que mostra a missa celebrada pelo sacerdote gualandiano Padre Raul Ragay. O vídeo mostra a Oração Eucarística em Língua de Sinais Filipina. Assista:

Conheça a emocionante história do padre Agostinho Yanes Valer, sacerdote surdo espanhol.

Olá internauta, muito obrigado pelos acessos à nossa página na Internet. Levamos a você tudo o que acontece na Pequena Missão no Brasil e na Itália. Conheça o testemunho deste sacerdote espanhol surdo, que venceu todos os obstáculos e nunca desistiu de responder ao chamado de Deus. Boa Leitura.

Pe. heriberto, de Campinas, SP.

Agostinho Yanes Valer nasceu em Cuba no dia 26 de fevereiro de 1929, filho de pais espanhóis que retornaram a Tenerife (Ilhas Canárias) quando o menino tinha ainda sete meses de vida. Aos cinco anos, teve uma infecção e tornou-se surdo. Aos sete anos, como mandava a lei, ingressou na escola, e o professor sensível a sua surdez, o colocava no primeiro lugar da fila para que pudesse compreender.

Com grande esforço, dedicava horas a fio na leitura de livros que depois apresentava ao professor. Terminou seus estudos e foi trabalhar no comércio de um tio e a noite participava das aulas da faculdade.

A sua família teve vários sacerdotes, e quando Agostinho tinha onze anos, sabendo que seu primo havia entrado no seminário diocesano, também quis entrar, e foi com sua mãe falar com o reitor, que lhe desencorajou pelo fato de ser surdo. Aos 14 anos de idade, Agostinho viu acontecer na cidade de Tenerife às missões populares e novamente sentiu o desejo de tornar-se sacerdote, mas os Jesuítas que pregavam as missões também disseram da impossibilidade pelo fato da surdez. Percorreu várias congregações, mas todas lhe fecharam as portas.

Comprou um livro dos missionários com o título de “o drama de Jesus”, e sua leitura entusiasmou tanto o jovem surdo que o levou a ler o livro dezenas de vezes, a ponto de trocar a capa para que seus irmãos não percebessem que estava lendo sempre o mesmo livro.


Aos 27 anos viajou para Madrid com a intenção de fazer uma cirurgia no ouvido e poder ingressar no seminário, mas a operação foi um fracasso, e no entanto, ali teve a possibilidade de conhecer um colégio para crianças surdas da Ação Católica, algo que desconhecia e se ofereceu para ajudá-los. Inserido neste ambiente e vendo aqueles surdos que eram órfãos, e a necessidade do ensino religioso, sentiu acender no coração o desejo novamente do sacerdócio. Ingressou na faculdade de Belas Artes, onde estudou por seis anos e se formou. Estudou com um grupo de pessoas, dentre os quais estava Kiko Arguello, o que seria o fundador do Neocatecumenato, Maria Dolores Travessedo, que era líder da juventude católica, Ângelo Fanlo, membro da Opus Dei e um jovem sacerdote e com estes companheiros teve o apoio para perseverar na idéia do sacerdócio.

Terminados os estudos de Belas Artes, Agostinho, como membro da Ação Católica de Surdos, foi a Valladolid para dar uma palestra e conheceu o Arcebispo Dom José Garcia Goldáraz, o qual se interessou pelo seu desejo do sacerdócio e se ofereceu a levar ao Vaticano o seu pedido. Conseguiu a autorização, por que concluído o Concílio Vaticano II, a surdez não era mais impedimento ao sacerdócio. Sua alegria foi imensa e voltou a Tenerife para comunicar a sua família.

Com a autorização concedia em Roma, visitou o Seminário de Tenerife, pois tinha a intenção de estudar em sua própria terra, mas suas alegrias se acabaram quando o reitor do seminário lhe disse: “Tudo isso está ótimo, porém a diocese de Tenerife não precisa de você”. Imensamente triste foi conversar com seu pároco, que o conhecia desde pequeno e este lhe incentivou a estudar onde o Bispo o havia recebido de braços abertos. Ingressou então no seminário aos 33 anos de idade e estudou filosofia e teologia, e encontrou um ambiente extremamente acolhedor tanto por parte da Igreja como dos professores que se ofereciam para dar-lhe aulas extras. Augustinho acabou ensinando desenho para os outros seminaristas. Padre Emílio Álvares Deán, pároco da Catedral foi o seu grande protetor. Ordenou-se no dia 30 de abril de 1967 na catedral de Valladolid e celebrou sua primeira missa na Igreja de São Francisco em Madrid junto com centenas de surdos vindos de toda a Espanha, alguns de Portugal e inclusive da América Latina. Tornou-se professor de Educação Especial e trabalhou na escola “La purísima” em Madrid, cuja congregação de irmãs Franciscanas sempre o apoiou e animou.
Visitou por mais de trinta e três vezes países da América Latina e muitos da Europa no trabalho pastoral com as pessoas surdas. Em reconhecimento ao seu trabalho com os surdos, a Universidade de Surdos “Gallaudet” de Washington, lhe concedeu doutorado honoris causa em letras e humanas.
Foi o co-fundador da casa de anciãos surdos “Santa Maria do Silêncio” e a ASPAS (Associação de Padres e Amigos do Surdo) e a revista “Evangelizar” da Pastoral do Surdo e é autor de vários livros na área da Educação Especial e Catequetica. Atualmente é Diretor Honorífico e Emérito da Pastoral do Surdo da Conferência Episcopal Espanhola e reside em Tenerife, na qual está encarregado do atendimento pastoral das pessoas surdas como delegado diocesano.


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Pastoral dos Surdos inicia preparação para as comemorações dos 10 anos de Pastoral

A Pastoral dos Surdos de Paulínia-SP completa neste ano, 10 anos de atividades. O grupo, que se reúne toda quarta-feira, celebra seu aniversário com bastante entusiasmo e apoio total da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, matriz de Paulínia e também do pároco Pe. Paulo que tem dado uma atenção especial. Tenho acompanhado o grupo desde que cheguei a Campinas em 2004, depois Pe. Nirceu deu procedimento aos trabalhos pastorais e agora estou novamente acompanhando o grupo e ajudando a programar as atividades de aniversário. Tudo está sendo cuidadosamente preparado com os surdos, espaço no qual podem dar sugestões e opiniões.

Pe. Heriberto de Campinas, SP.





quarta-feira, 22 de setembro de 2010

webTVGualandi

No ar o PROGRAMA RAIO X:

Vem aí...

PROGRAMA
RAIO X

A novidade da webTVGualandi em breve no youtube!

AGUARDE!!!!

domingo, 19 de setembro de 2010

Primeira Profissão Religiosa de Ir. Mpenzi Kavugho

Em solene celebração eucarística, no dia 19 de setembro, na cidade de Roma, na Paróquia de São Francisco de Assis e Santa Catarina de Sena, Patronos da Itália, a Primeira Profissão Religiosa de Irmã Mpenzi Kavugho, a primeira Irmã de origem congoleza para a Irmãs da Pequena Missão para Surdos. Numa liturgia muito especial presidida por Pe. João Adão, Superior Geral da Pequena Missãopara Surdos e concelebrada por diversos outros sacerdotes religiosos e diocesanos, tendo com participantes as Irmãs de diversas Congregações, amigos e o povo da comunidade, destacamos a presença dos surdos que receberam mais uma missionária para ser um sinal de Deus no meio deles.
Durante a homilia, Pe. João Adão dizia que aos olhos do mundo essa consagração poderia ser uma loucura, mas não aos olhos de Deus e que era necessário olhar para o alto para compreender esse momento, porque buscamos as coisas de Deus e essa escolha e essa renúncia realmente acontece como uma busca pela coisas do alto. Mpenzi escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada. Ela permitiu ser iluminada por Deus e escolheu ser filha da luz. De fato, podemos considerar a Irmã Mpenzi como um grande presente da África para a Itália e para as Irmãs da Pequena Missão para Surdos.

Durante o canto de entrada Pe. João Adão incessa o altar, preparando para a celebração do Santo Sacrifício.
A noviça Mpenzi no lugar preparado para si à frente da Irmãs da Pequena Missão para Surdos.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

webTVGualandi

VERÃO JOVEM 2010
VEM AÍ O EVENTO MAIS ESPERADO DO ANO!!!!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Vem aí...

Informações: mossato@gmail.com

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Encontro em Maringá

O seminarista Flávio Araújo com alguns surdos e leigos de Londrina participaram de um encontro em Maringá e teve a oportunidade de apresentar a Pequena Missão para Surdos.

A Palavra de Deus e os Surdos

Setembro é o mês da Bíblia. Este mês foi escolhido pela Igreja porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu no ano de 340 e faleceu em 420 dC). São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja.

“Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça ” (2Tm 3,16).

A Bíblia foi escrita por pessoas chamadas e escolhidas por Deus e que foram inspiradas através do Espírito Santo. Ela revela o projeto de Deus para o mundo; serve para que todos possamos crescer na fé e levar uma vida de acordo com o projeto de Deus. Por isso, ela é a grande “Carta de Amor” de Deus à Humanidade.

Na verdade, todo mês devia ser Mês da Bíblia; todo dia devia ser Dia da Bíblia. Por isso, a Bíblia não pode ser apenas um ornamento em nossa casa. A Palavra de Deus deve ser o nosso alimento de cada dia e buscar nela o sustento para a nossa vida.

Que também na Pastoral dos Surdos, ela possa ser sinalizada e compreendida por todos, sendo um alimento para a fé e para nossa identidade cristã. Por isso, voltemos nosso olhar para a Palavra de Deus.
Grande abraço.

Seminarista Flávio Araújo e Pe. Delci Filho,pms

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Parabéns ao Pe. João Adão

No dia da Exaltação da Santa Cruz, 14 de setembro, Pe. João Adão celebrou 13 anos de sacerdócio. Durante a missa de ação de graças, celebrada na capela da casa da Irmãs da Pequena Missão para Surdos, em Roma, lembrava que seu chamado vem da parte de Deus, e para tanto pedia a graça de permanecer fiel a esse chamado e á missão a ele confiada de guiar toda a inteira Congregação como Superior Geral nesses próximos 6 anos.
Posso acrescentar a partir da imagem acima que este é um tempo de colheita, pois ao visitarmos nossa propriedade em Bologna por esses dias, Pe. João ficou maravilhado ao ver assim de perto uma plantação de maçãs e como dizia, era algo inédito em sua vida porque era a primeira vez. Fazendo a comparação, hoje como Superior Geral, Pe. João é chamado a colher os frutos de 161 anos de missão plantados pelo nosso Fundador Dom Giuseppe Gualandi e seus discípulos, os quais conduziram a Congregação até os dias de hoje. Ao mesmo tempo, este é um tempo de semeadura, porque é necessário plantar para que outros possam colher, e nesse sentido, Pe. João Adão assume o compromisso de investir na animação vocacional em todas as comunidades da Pequena Missão para Surdos para que haja quem possa vir depois e continuar a colher os frutos do nosso carisma e de nossa missão.
Nossas preces para o Pe. João Adão e nossa amizade para que ele possa carregar sua cruz.
Pe. Delci Filho,pms
Quadro com imagem do Fundador quando jovem - Casa de Bologna

domingo, 12 de setembro de 2010

Missionários Gualandianos em Campinas

Aconteceu no Santuário Nacional de Aparecida a tradicional ROMARIA DOS SURDOS do Brasil. Caravanas de vários estados estiveram presentes. Padre Heriberto da Pequena Missão acompanhou a caravana dos surdos de Campinas e presidiu a missa no Encontro. Após a missa os surdos passearam pela cidade e tiveram a oportunidade de visualizar a imagem de Nossa Senhora Aparecida e pedir uma graça para sua família.





Jornada Mundial dos Surdos em Giulianova - Itália

No dia 12 de setembro aconteceu no Instituto Gualandi de Giulianova, na Itália, a Jornada Mundial dos Surdos, organizada pelos padres e irmãs da Pequena Missão para Surdos. Os surdos vieram de diversas partes daquela região para o encontro que foi seguido de missa presidida por Dom Michele Seccia, bispo de Teramo e concelebrada pelo Superior Geral da Pequena Missão para Surdos, Pe. João Adão Andrade e outros sacerdotes. Mais de 200 pessoas participaram do encontro. Apresença de sacerdotes diocesanos que trabalham na pastoral dos surdos foi importante para saber que na região também a diocese está assumindo essa questão junto aos surdos. Os surdos fizeram teatro falando dessa necessidade de um EFETA em suas vidas e na vida de todo cristão. Após essas atividades, todos se dirigiram para o Centro Maria Imaculada para um almoço festivo por adesão. Terminado o almoço que é sempre um evento devido à cultura própria do surdo, foi realizado um bingo com sorteio de prêmios.
Surdos durante a missa

Um momento orante importante para todos durante a missa.

O Bispo Michele Seccia durante a homilia falando da importancia de Deus ter suscitado Dom Giuseppe Gualandi para fundar a Pequena Missão para Surdos e iniciar essa missão na Igreja.


Depois da foto oficial, o Bispo saúda os surdos e agradece a todos.


Teatro dos surdos

Vista de Giulianova para o mar (Belvedere)

Pe. João e Pe. Giuseppe Gissi olhando o mar.
Assim se vê melhor e mais de perto.

É um belo lugar para estar.
Abraços e bençãos a todos.
Pe. Delci Filho,pms