Pages

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

ANO NOVO, VIDA NOVA!

Mensagem de Fim de Ano do coordenador nacional da Pastoral Nacional dos Surdos


Em Uberlândia, surdos são atendidos em Libras em três agências dos Correios


Três agências dos Correios em Uberlândia já contam com o serviço de atendimento em Libras (língua brasileira de sinais) para pessoas surdas. Sete funcionários receberam treinamento de capacitação numa parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com carga de 180 horas. As agências do bairro Martins, Terminal Central e da avenida Getúlio Vargas foram contempladas com guichês específicos para os surdos, por serem pontos com maior fluxo de pessoas.

A iniciativa faz parte do programa “Cidadania em Ação” do governo federal. “A intenção do programa é fazer a inclusão do deficiente no mercado de trabalho. Em Uberlândia, temos 16 pessoas trabalhando na agência do bairro Martins por meio de convênios. Com o atendimento personalizado, estamos valorizando o cidadão, que merece ser bem-atendido”, disse a gerente Regional dos Correios em Uberlândia, Adélia Gomes.

Funcionários dos Correios e diretores de associações aprovaram a iniciativa. “É muito importante porque facilita a interação e quebra algumas barreiras. Quando tem um atendente que entende o surdo, tudo fica melhor”, afirmou Darci Aparecida de Souza, presidente da Associação dos Surdos de Uberlândia (Asul). “A gente vê a alegria do surdo quando percebe que está sendo atendido por meio da lingua de sinais”, disse a atendente dos Correios Naiana de Jesus Silva.

Surdos são contratados

Em Uberlândia, segundo estimativa da Associação dos Surdos de Uberlândia (Asul), existem aproximadamente 8 mil surdos. Só em Minas Gerais, 500 profissionais portadores de necessidades especiais trabalham nos Correios e, desse total, 414 correspondem à força de trabalho contratada pelo programa “Cidadania em Ação”.

Setenta e dois deles foram admitidos por meio de concurso público. Segundo a gerente regional dos Correios em Uberlândia, Adélia Gomes, na região do Triângulo Mineiro existem 15 funcionários deficientes concursados.

O projeto “Cidadania em Ação” foi expandindo para 11 unidades nos municípios de Barbacena, Belo Horizonte, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Manhuaçu, Montes Claros, Pouso Alegre, Teófilo Otoni e Varginha.

Fonte: Correio de Uberlândia

EM 2011, PAZ E ESPERANÇA!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Natal dos Surdos em Bologna - Itália

Em 19 de dezembro. aconteceu na cidade de Bologna, na Itália, o Natal dos Surdos de Bologna e Região. O evento foi organizado pelos surdos em parceria com a Irmãs da Pequena Missão para Surdos. A primeira parte foi constituida de uma palestra sobre a dimensão teológica do Natal e seguida de confissões daqueles que desejavam. Logo após a celebração da missa, comemos lasanha à bolognesa... Uma delícia.


Pe. Delci Filho e Mirko, um dos surdos organizadores das atividades.



Durante o almoço, Madre Licia, vestida de Mamãe Noel, distribuiu uma lembrança para todos os participantes do almoço.


Após o almoço, os surdos apresentaram um teatro com mensagem natalina.



Surdos participantes atentos ao teatro de natal ...um espetáculo!

Aplausos para os atores surdos do teatro



Luciana vestida de Mamãe Noel.




Homenagem a Ir. Aparecida que retorna ao Brasil após experiencia de 4 meses na Italia para conhecer as origens da Congregação - Pequena Missão para Surdos

Grupo de surdos protagonistas das atividades junto com a Irmãs da Pequena Missão para Surdos e Pe. Delci Filho

Pe. Delci e Suor Nemesia, que estava de aniversario nste dia.

Stefania organizando as brinadeiras para surdos.




Rosaria, durante a brincadeira de reconhecer pelo tato o objeto sem ve-lo.

Surdos de Londrina celebram o Natal

Sábado (18/12/2010) no seminário da Pequena Missão aconteceu o Natal dos surdos. A missa foi presidida pelo Padre Nirceu Keri com excelente participação dos fiéis. Em seguida, houve apresentação de um teatro preparado pelos jovens surdos. O seminarista Flávio Araújo, a Irmã Ana Flávia e alguns surdos foram os responsáveis pela organização e ambientação, tudo para que os surdos entrassem no clima de Natal.

Por Flávio Araújo de Londrina/PR







domingo, 19 de dezembro de 2010

Natal dos surdos de Indaiatuba/SP

A COMUNIDADE ÉFETA da cidade de Indaiatuba celebrou neste domingo (19/12/2010) a Missa de Natal e o almoço para comemorar o Nascimento do menino Jesus. A missa aconteceu na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Os ouvintes que participaram da missa, receberam os surdos como um presente de Natal e ficaram muito felizem em poder acolhê-los na comunidade. Um grupo de canto veio especialmente para cantar a missa com os surdos.

Por Padre Heriberto de Campinas/SP














Viagem missionaria ao Brasil e retorno à Italia


A vida de missionarios tem comportado algumas exigencias e ao mesmo tempo tem possibilitado experiementar os carinhos de Deus. Indo para o Brasil no mes de novembro, tivemos a oportunidade de estar no mesmo voo com pelo menos 200 brasileiros que retornavam da Terra Santa, entre eles, uma grande amiga, a cantora e missioanria católica Adriana. Uma pessoa muita simpatica e muito amável que traduz em suas canções o grande amor de Deus.


Acolhida em Londrina por Pe. Nirceu, seminaristas e amigos da Missão

No aeroporto de São Paulo, encontramos pessoas de Salvador que assistem o programa Mãos que Evangeliza... Louvado seja Deus, nossas mãos vão longe.

Um grupo de jovens da banda HN de Rio Tinto - Paraíba que tambem conhecia Mãos que Evangelizam e estavam retornando de um festival de musica catolica em Aparecida - SP.
Participamos da 2 edição do Verão Jovem com os surdos de Londrina
Missa de encerramento das atividade do ano do Grupo de Orãção Caminhando com Maria na Paroquia Sagrados Corações.
Dia Nacional de Ação de Graças com amigos e benfeitores do Seminario em Londrina

Nosso voo para São Paulo e depois Roma...arrivederci Brasil....


Bençaos a todos.
Pe. Delci Filho,pms