quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
Em Uberlândia, surdos são atendidos em Libras em três agências dos Correios
Três agências dos Correios em Uberlândia já contam com o serviço de atendimento em Libras (língua brasileira de sinais) para pessoas surdas. Sete funcionários receberam treinamento de capacitação numa parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com carga de 180 horas. As agências do bairro Martins, Terminal Central e da avenida Getúlio Vargas foram contempladas com guichês específicos para os surdos, por serem pontos com maior fluxo de pessoas.
A iniciativa faz parte do programa “Cidadania em Ação” do governo federal. “A intenção do programa é fazer a inclusão do deficiente no mercado de trabalho. Em Uberlândia, temos 16 pessoas trabalhando na agência do bairro Martins por meio de convênios. Com o atendimento personalizado, estamos valorizando o cidadão, que merece ser bem-atendido”, disse a gerente Regional dos Correios em Uberlândia, Adélia Gomes.
Funcionários dos Correios e diretores de associações aprovaram a iniciativa. “É muito importante porque facilita a interação e quebra algumas barreiras. Quando tem um atendente que entende o surdo, tudo fica melhor”, afirmou Darci Aparecida de Souza, presidente da Associação dos Surdos de Uberlândia (Asul). “A gente vê a alegria do surdo quando percebe que está sendo atendido por meio da lingua de sinais”, disse a atendente dos Correios Naiana de Jesus Silva.
Surdos são contratados
Em Uberlândia, segundo estimativa da Associação dos Surdos de Uberlândia (Asul), existem aproximadamente 8 mil surdos. Só em Minas Gerais, 500 profissionais portadores de necessidades especiais trabalham nos Correios e, desse total, 414 correspondem à força de trabalho contratada pelo programa “Cidadania em Ação”.
Setenta e dois deles foram admitidos por meio de concurso público. Segundo a gerente regional dos Correios em Uberlândia, Adélia Gomes, na região do Triângulo Mineiro existem 15 funcionários deficientes concursados.
O projeto “Cidadania em Ação” foi expandindo para 11 unidades nos municípios de Barbacena, Belo Horizonte, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Manhuaçu, Montes Claros, Pouso Alegre, Teófilo Otoni e Varginha.
Fonte: Correio de Uberlândia
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Natal dos Surdos em Bologna - Itália
Pe. Delci Filho e Mirko, um dos surdos organizadores das atividades.
Durante o almoço, Madre Licia, vestida de Mamãe Noel, distribuiu uma lembrança para todos os participantes do almoço.
Rosaria, durante a brincadeira de reconhecer pelo tato o objeto sem ve-lo.
Surdos de Londrina celebram o Natal
domingo, 19 de dezembro de 2010
Natal dos surdos de Indaiatuba/SP
Viagem missionaria ao Brasil e retorno à Italia
Acolhida em Londrina por Pe. Nirceu, seminaristas e amigos da Missão