Pages

domingo, 3 de janeiro de 2010


PONTIFÍCIO CONSELHO PARA OS AGENTES SANITÁRIOS

XXIV CONFERÊNCIA INTERNACIONAL
Éffata! As Pessoas Surdas na Vida da Igreja
19 - 20 - 21 novembro 2009


CONCLUSÕES DA CONFERÊNCIA


1. Que seja instituído um secretariado central da Igreja, a nível nacional, que se ocupe e coordene a Pastoral dos surdos.
2. Que cada diocese tenha ao menos um sacerdote com as necessárias competências neste campo específico, para que os surdos o tenham como referência para os sacramentos (especialmente o sacramento da Penitência), a liturgia e a catequese.
3. Para os seminaristas, tenha um curso de orientação para com esta Pastoral Especial e sejam estimulados a aprofundar o conhecimento da cultura dos surdos e eventualmente a língua de sinais, para aqueles que demonstram interesse por ela.
4. Que se tenha uma maior atenção por parte dos Bispos à questão dos surdos, fazendo com que, no plano pastoral da diocese, se tenha espaço para a catequese e a pastoral para e com os surdos e que dos grupos possam fazer parte, qualquer pessoa surda.
5. Que nas grandes cidades, seja identificada, uma Igreja/Paróquia, onde a Liturgia permita a participação ativa das pessoas com deficiência auditiva.
6. Que na programação da Pastoral Paroquial e Diocesana, seja dada uma especial atenção às pessoas surdas e às suas famílias. Seria oportuno, a presença de uma pessoa surda e dos pais, para que colaborem na reflexão pastoral.
7. Deveria haver uma página da internet Católica, para surdos, que trate de temas da atualidade da nossa fé. Nesta página da web, seja também possibilitado o acesso à missa e à homilia, e quando seja oportuno, se faça entender melhor questões de ética de importância política.
8. Que se conceda também às pessoas surdas a possibilidade, de participar dos cursos de Ciências Religiosas, que se organizam a nível diocesano.
9. Para vir ao encontro às necessidades das pessoas surdas que não conhecem a Língua dos Sinais, àqueles que se tornaram surdos, ou às pessoas adultas que vieram a se tornar surdas, se recomenda aos pastores de almas, que ambientizem as Igrejas para a Liturgia.
10. Que à nível nacional, se identifiquem estruturas idôneas para a promoção das vocações e a formação dos candidatos surdos para a vida religiosa e sacerdotal.
11. Que as dioceses tenham um registro dos intérpretes competentes para desenvolverem o trabalho na Igreja.
12. Tal como foi sublinhado pelo Santo Padre, é preciso remover todo obstáculo para a plena integração social das pessoas surdas, criando adequadas leis, convenções e protocolos, que criem adequadas condições jurídicas para agilizar a inserção das Pessoas surdas tanto nos círculos formativos, como no mundo do trabalho, de modo que façam frutificar também seus talentos (Mt 25, 14-30) e cada um, segundo seus talentos e capacidades, contribuam em qualquer situação ao bem da sociedade como um todo.

A experiência, destas três jornadas, traz, de um lado, alegria e esperança, de outra, nos leva a trabalhar sempre mais e sempre melhor, para o gemido, antes, o grito de Jesus - EFFATA - Abri-te, ressoe no coração de todos os surdos que estão espalhados pelo mundo.

Roma, 21 de novembro de 2009.


3 comentários:

Darlene, apelido Dadá ;) disse...

Oi, estimado padre!
Graça a Deus, q ouviu a mh prece, chorei de alegria!!!!!!
Obrigada pela linda informação!!! Parabéns!!!
Continue assim, divulgue bastante e eu tb!!!!
Mto obrigada, Deus te abençoe!!!
Visite meu blog: q-silencio-maos-q-falam.blogspot.com (Ah! Com sua permissão, posso divulgar no meu blog?? Terei grata!)

abrç
Darlene

Cris disse...

É com grande alegria que recebo essa noticia logo no inicio do ano. Nós surdos seremos eternamente gratos por mais esse passo dado.
Recebi a noticia de Darlene e fiquei muito comovida tocou profundamente meu coração. Irei divulgar na minha pastoral de surdos de Moema - SP. Deus te abençõe ricamente Cristina

Pequena Missão para Surdos disse...

Obrigado pelos comentários, claro que podem copiar as noticias a vontade. Deus abençoe.

Postar um comentário