Pages

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Universidade traduz prova de vestibular para LIBRAS


Os candidatos surdos do vestibular da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) puderam fazer a prova por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). As orientações e questões foram traduzidas e gravadas em vídeo, o qual os candidatos assistiam individualmente. A UFGD é a terceira universidade do país a traduzir a prova do Vestibular para candidatos surdos.


Quatro professoras do Centro de Seleção da UFGD produziram o material, Luciene Vieira e Raquel Quiles, ambas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e Janete Nantes e Marilda Bruno, da UFGD. O filme será disponibilizado no site da UFGD.

A professora Luciene Vieira, que se comunica com a mãe por meio da Libras, foi a revisora da prova.

A prova foi aplicada em sala especial para seis candidatos, que assistiram ao filme individualmente em um computador. Uma fiscal intérprete acompanhou a realização da prova e eles responderam as questões no caderno de respostas, como os outros candidatos não surdos.

O Vestibular 2010 da UFGD, teve, ainda, a participação de 23 portadores de necessidades, entre eles deficientes visuais e físicos, e pessoas em situações especiais, como lactantes e disléxicos. Eles fizeram as provas também em sala especial e foram fiscalizados por colaboradores médicos.



0 comentários:

Postar um comentário