Pages

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Instituto de LIBRAS será implantado em Petrolina PE

Roseane Albuquerque

Com a proposta de possibilitar o conhecimento da população à Lingua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e, desta forma, estreitar a relação com as pessoas com deficiência auditiva, a secretaria de Acessibilidade de Petrolina, no sertão do Estado, implanta no próximo dia 15, o Instituto de Libras do município. Inicialmente a escola vai funcionar com duas turmas de 20 participantes, cada, que terão acesso a 40 horas/aula. Funcionários da prefeitura devem ser os primeiros contemplados com o curso.

"É uma maneira de facilitar a comunicação entre surdos e não-surdos. Estamos visitando cada secretaria e explicando aos funcionários como vai funcionar o Instituto de Libras. A idéia é que pelo menos dois funcionários do setor de atendimento de cada pasta municipal possam receber a capacitação e saber receber bem o portador de deficiência auditiva", frisa o secretário de Acessibilidade de Petrolina, Marcos Souza.

Familiares de pessoas com deficiência auditiva também se constituem em focos do curso de Libras. "O que a gente percebe é que muitos surdos aprendem a linguagem dos sinais, mas suas famílias não. Então é importante que busquemos minimizar estas diferenças e estreitar as relações familiares. Todos têm a ganhar com isso", complementa Souza. As aulas acontecerão no Centro Auditivo de Petrolina, centro da cidade.

Fonte (JC on line)

0 comentários:

Postar um comentário