Pages

quarta-feira, 17 de março de 2010

Segundo Dia - Tríduo a São José


01. CANTO DE ABERTURA

Vinde alegres cantemos. A Deus demos louvor.

A um pai exaltemos. Sempre com mais fervor.

São José a vós nosso amor, Sede nosso bom protetor, Aumentai o nosso fervor.

Quis o Verbo Divino dar-vos nome de pai.

Um glorioso destino para nós impetrai.

São José triunfante vai a glória gozar.

E pra sempre reinante no Senhor repousar.

Vós esposo preclaro amantíssimo pai.

Dos cristãos firme amparo este canto aceitai.

02. RITO INICIAL

Dir: Em Nome do Pai...

No segundo dia de nosso tríduo a São José, nos lembramos de todas as nossas casas na Itália, aqui no Brasil e nas Filipinas. Ter filhos é bênção de Deus, é a esperança de que a família vai continuar a levar o sobrenome e a cultura através de gerações. Pedimos a São José a graça de abundantes filhos à Pequena Missão para Surdos para que possam transmitir a outros o nosso carisma e nossa espiritualidade.

Que São José nos indique o caminho para o reflorescimento de novas vocações sacerdotais e religiosas para que nossas mãos possam atingir novos objetivos de Evangelização e ir mais longe.

Hoje queremos também recordar Pe. Umberto Montevecchi, sexto superior geral, depois dos dois visitadores apostólicos. Esteve a frente da missão de 1926 há 1941.

Para ilustrar nossa oração, citamos um texto de uma carta de Padre José Gualandi aos irmãos e irmãs da Pequena Missão no final de 1894: “Tudo devemos Àquele que é o Inspirador de toda boa obra, o sustento e a força. Convidamos por isso, a todos os religiosos, a promover e lutar para a santificação desta obra, para verdadeiramente oferecermos a Deus um Tributo de agradecimento”

03. DORES E ALEGRIAS DE S. JOSÉ

Agora vamos rezar as dores e alegrias de São José, e em cada meditação vamos rezar glória ao Pai.

1 - Dor de pensar em deixar Maria ao ve-la grávida, alegria em receber a mensagem do Anjo anunciando que Maria estava grávida por obra do Espírito Santo.

Glória ao Pai...

2 - Dor de ver Jesus nascer na gruta de Belém, alegria ao vê-Lo adorado pelos Anjos, pastores e reis magos.

3 - Dor de derramar o sangue do Menino Jesus na circuncisão; alegria ao dar-lhe o nome de Jesus.

4 - Dor ao ver a espada de Simeão apresentada a Maria; alegria ao ver Ana e Simeão louvando o Menino.

5 - Dor do desterro para o Egito; alegria ao ver os ídolos caírem dos pedestais quando a Sagrada Familia entrou no Egito.

6 - Dor de não poder voltar para Jerusalém por causa de Arquelau, filho de Herodes, alegria ao voltar para Nazaré.

7 - Dor da perda de Jesus em Jerusalém aos 12 anos; alegria ao encontrá-lo entre os doutores e louvado por eles.

04. LEITURA

Dos sermões de São Bernardino de Sena, presbítero.

“É esta a regra geral de todas as graças especiais concedidas a qualquer criatura racional: quando a Providência divina escolhe alguém para uma graça particular ou estado superior, também dá a pessoa assim escolhida, todos os carismas necessários para o exercício de sua missão.

Isto verificou-se de forma eminente em São José, pai adotivo do Senhor Jesus Cristo e verdadeiro esposo da Rainha do mundo e senhora dos anjos. Com efeito ele foi escolhido pelo Pai eterno para ser o guarda fiel e providente dos seus maiores tesouros: o Filho de Deus e a Virgem Maria. E cumpriu com máxima fidelidade sua missão. Eis por que o Senhor lhe disse: “Servo bom e fiel! Vem participar da alegria do teu Senhor” (Mt 25,21)

05. RESPONSÓRIO

Deus me fez, como se eu fosse o pai do Rei e me fez senhor de toda a sua casa!

O Senhor é minha força, é a razão do meu cantar, pois foi ele neste dia, para mim, libertação.

06. ORAÇÃO PARA O XV CAPÍTULO

07. ORAÇÃO FINAL

Que felicidade a vossa, meu glorioso Protetor, serdes escolhido milagrosamente para esposo da Imaculada Maria.

Alegro-me convosco pela satisfação imensa que experimentastes, naquele dia feliz, quando associastes vossa sorte à da Mãe de Jesus Cristo.

Que admiração vos teriam os Santos Anjos, por serdes o sustentáculo da mãe do Verbo encarnado, e por esse mesmo motivo também protetor do Filho de Deus!

Uno meus louvores aos que, nesse dia, vos dariam os Anjos do Céu e, de todo o meu coração, vos felicito por vos ter sido dada de presente a Rainha dos Anjos, e pelo zelo que se dedicou a vosso serviço.

Que transbordante felicidade! Que maravilha terdes por companheira Aquela que trouxe o Filho de Deus em Seu seio sagrado!

Que felicidade terdes, para vosso consolo nas penas, a Consoladora dos aflitos, para conselheira nas dificuldades a sapientíssima Mãe de Jesus Cristo e para modelo nas virtudes, aquela que é o espelho sem mancha, da majestade divina e a imagem da bondade de Deus!

Por este favor e felicidade tão grandes peço-vos, poderosíssimo José, a amizade e a graça de Deus, e a proteção e amparo constantes de Maria Santíssima.

Interponde, ao mesmo tempo, vosso valimento com Jesus e com vossa santíssima esposa, para alcançar as graças particulares que, com esta novena, pretendo conseguir. Amém.


0 comentários:

Postar um comentário