
TERCEIRO DIA
01. CANTO DE ABERTURA
1- Senhor, toma minha vida nova / Antes que a espera, desgaste anos de mim, / Estou disposto ao que queiras, Não importa o que seja, me chamas a servir.
Leva-me onde as crianças necessitam tuas palavras, Necessitem sentido de viver.
Onde falte a esperança, onde tudo seja triste, simplesmente por não saber de Ti.
2- Te dou meu coração sincero para gritar / sem medo formoso é Teu amor, / Senhor, tenho ardor missionário, / conduza-me à terra que tenha sede de Ti.
3- E assim, em marcha irei cantando, / por povos pregando, tua grandeza Senhor. Terei, meus braços sem cansaço, Tua história em meus lábios e a força da oração.
02. RITO INICIAL
Dir. Hoje queremos recordar na oração a pessoa do Padre José Gualandi, segundo superior geral, que esteve no governo da Congregação de 1987 a 1907. Agradecemos a Deus a sua vida e o seu sim aos planos de Deus. Sabemos o quanto sonhava com a missão. Queria estar em todos os lugares para levar o conhecimento de Jesus e Maria. Esta é a verdadeira riqueza da vida.
Lemos nos Escritos Espirituais: “Ofereço à Santíssima Trindade tudo de mim, tudo... tudo... para que se confirme o meu desejo de fazer a vontade do Senhor. Ele nos ajuda a superar as dificuldades, esclarece as dúvidas, para que se progrida sempre mais a missão para com os surdos.
Eu me achego ao Senhor e n’Ele descanso. Santa Virgem Maria, ilumina o meu coração com o amor de Deus, para que este amor chegue ao coração dos surdos” (Diário – 25/05/1850)
03. ORAÇÃO A SÃO FRANCISCO DE SALES.
1. “Tenha paciência com todas as coisas, mas principalmente tenha paciência consigo mesmo... A cada dia que se inicia, comece a tarefa de novo”
Todos: São Francisco de Sales daí-nos a alegria do serviço do Senhor.
2. “A alegria abre o coração para festejar a realização do plano de Deus, a tristeza fecha a alma, interrompe o coração que se inclinava para o Senhor”.
Todos: São Francisco de Sales daí-nos a alegria do serviço do Senhor.
3. "Deus é tão digno do nosso amor, quando nos consola, como quando nos faz sofrer!"
Todos: São Francisco de Sales daí-nos a alegria do serviço do Senhor.
04. Leitura
Livro da Sabedoria.
“Aprendi a sabedoria sem maldade e reparto-a sem inveja; não escondo a sua riqueza. É um tesouro inesgotável para os homens; os que a adquirem atraem a amizade de Deus, porque recomendados pelo dom da instrução”.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.
05. RESPONSÓRIO
Que os povos da terra proclamem a sabedoria dos santos.
E a Igreja anuncie cantando os louvores que eles merecem.
06. ORAÇÃO DO XV CAPÍTULO GERAL
Nós te louvamos Senhor Nosso Deus/ Pai, Filho e Espírito Santo./
Inspiraste Padre José Gualandi/ para trabalhar por Teu Reino,/ e tornar Jesus Cristo conhecido e amado,/ nas circunstâncias concretas das pessoas de seu tempo,/ especialmente dos surdos./
Tu lhe deste Maria/ como recurso habitual/ e modelo do sim incondicional/ para responder a Teu chamado/ com coragem e decisão.
Concedestes a gerações de irmãos religiosos e sacerdotes/ o mesmo zelo para promover e fazer nascer a vida de Cristo/ neste mundo em constante mudança.
Agradecemos as bênçãos abundantes/ que derramas sobre nossa congregação/ em todas as dimensões da sua vida e missão.
Agradecemos o dom do carisma gualandiano/ que fizeste nascer ao longo do tempo/ tornando-o cada vez mais significativo.
Alegramo-nos com os homens e mulheres/ que partilham e mantém vivo o sonho de Padre José Gualandi,/ de chegar ao coração dos surdos, terra de missão.
Dá-nos sabedoria/ para que vejamos melhor os desafios atuais,/ para que trilhemos com maior fidelidade/ o caminho do bem,/ e sejamos sinais mais claros da Tua presença entre os surdos.
Concede aos delegados do XV CAPÍTULO GERAL/ mente esclarecida e generosidade de coração/ para interpretarem os sinais dos tempos./ Inspira-os para discernir com sinceridade/ o que desejas para nossa Congregação.
E enquanto avançamos na fé,/ na esperança e no amor,/ rumo a um novo tempo na história, em meio aos surdos,/ cria em nós corações novos para um mundo novo. AMÉM.
07. ORAÇÃO FINAL
Ó Deus, que marcastes pela vossa doutrina a vida de São Francisco de Sales, concedei-nos por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina, e a proclamemos em nossas ações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho na unidade do Espírito Santo.
Amem.
0 comentários:
Postar um comentário