
01. CANTO DE ABERTURA
Sim eu quero que luz de Deus que um dia em mim brilhou, jamais se esconda e não se apague em mim o seu fulgor.
Sim eu quero que o meu amor ajude o meu irmão, a caminhar guiado por tua mão, em tua lei em tua luz Senhor.
- Esta terra, os astros, o sertão em paz. Esta flor e o pássaro feliz que vês, não sentirão, não poderão jamais viver, esta vida singular que Deus nos dá.
- Em minh’alma cheia do amor de Deus, palpitando a mesma vida divinal, há um resplendor secreto do infinito ser, há um profundo germinar de eternidade.
02. RITO INICIAL
Dir: O Dom de Deus acompanha bem perto cada cristão que se coloca a disposição do Reino. A presença de Deus é claramente perceptível na História da Pequena Missão para Surdos. Hoje queremos agradecer a Deus pelo nosso primeiro superior geral: Padre César Gualandi que esteve no governo da Congregação de 1874 a 1886. Faleceu aos 57 anos. No dia 21 de novembro de 1882, Padre José Gualandi escrevia ao irmão Pe. César: “Lembro-me sempre de você nas minhas pobres orações, para que o Senhor traga ao seu coração a suavidade do seu amor, para que alivie o peso dos seus ombros e para que não fiques abatido. Desejo vê-lo livre de todos os males. Quanto a mim, o que sofro é um dos pequenos sofrimentos que me convém suportar. Por isso: “Fiat voluntas tua” – seja feita a Tua vontade – Reze pelas necessidades da alma de seu irmão Padre José”.
03. ORAÇÃO A SÃO FRANCISCO DE SALES.
1. “Faça tudo com calma e em paz. Realize quanto puder tão bem quanto for capaz”.
Todos: São Francisco de Sales, nos ensine a acolher o Dom da paciência e da doçura.
2. “Procure ver Deus em todas as coisas sem exceção, e disponha-se a fazer a vontade d’Ele com alegria. Faça tudo para Deus, unindo-se com Ele por palavras e obras”.
Todos: São Francisco de Sales, nos ensine a acolher o Dom da paciência e da doçura.
3. “Simplesmente avance com a Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo e tenha a paz contigo. Passará por todas as tempestades com segurança, quanto mais sua confiança se fixar em Deus”.
Todos: São Francisco de Sales, nos ensine a acolher o Dom da paciência e da doçura.
4. “Não perca a sua paz interior por nada, nem se o mundo parecer vir a baixo. Se se der conta que se afastou da proteção de Deus, conduza o teu coração de volta para Ele tranqüila e simplesmente”.
Todos: São Francisco de Sales, nos ensine a acolher o Dom da paciência e da doçura.
04. LEITURA
Primeira Carta de Pedro.
“Exorto aos presbíteros que estão entre vós, eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que será revelada: Sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; não como dominadores daqueles que vos forem confiados, mas antes, como modelos do rebanho. Assim, quando aparecer o Pastor Supremo, recebereis a coroa permanente da glória”.
Palavra do Senhor. Graças a Deus.
05. RESPONSÓRIO
Eis o amigo dos irmãos que intercede pelo povo.
Dedicou a sua vida em favor de seus irmãos.
06. ORAÇÃO DO XV CAPÍTULO GERAL
Nós te louvamos Senhor Nosso Deus/ Pai, Filho e Espírito Santo./
Inspiraste Padre José Gualandi/ para trabalhar por Teu Reino,/ e tornar Jesus Cristo conhecido e amado,/ nas circunstâncias concretas das pessoas de seu tempo,/ especialmente dos surdos./
Tu lhe deste Maria/ como recurso habitual/ e modelo do sim incondicional/ para responder a Teu chamado/ com coragem e decisão.
Concedestes a gerações de irmãos religiosos e sacerdotes/ o mesmo zelo para promover e fazer nascer a vida de Cristo/ neste mundo em constante mudança.
Agradecemos as bênçãos abundantes/ que derramas sobre nossa congregação/ em todas as dimensões da sua vida e missão.
Agradecemos o dom do carisma gualandiano/ que fizeste nascer ao longo do tempo/ tornando-o cada vez mais significativo.
Alegramo-nos com os homens e mulheres/ que partilham e mantém vivo o sonho de Padre José Gualandi,/ de chegar ao coração dos surdos, terra de missão.
Dá-nos sabedoria/ para que vejamos melhor os desafios atuais,/ para que trilhemos com maior fidelidade/ o caminho do bem,/ e sejamos sinais mais claros da Tua presença entre os surdos.
Concede aos delegados do XV CAPÍTULO GERAL/ mente esclarecida e generosidade de coração/ para interpretarem os sinais dos tempos./ Inspira-os para discernir com sinceridade/ o que desejas para nossa Congregação.
E enquanto avançamos na fé,/ na esperança e no amor,/ rumo a um novo tempo na história, em meio aos surdos,/ cria em nós corações novos para um mundo novo. AMÉM.
07. ORAÇÃO FINAL
Ó Deus, que aos vossos pastores associastes São Francisco de Sales, animado de ardente caridade e da fé que vence o mundo, daí-nos por sua intercessão, perseverar na caridade e na fé, para participarmos de sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
0 comentários:
Postar um comentário