Pages

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Unioeste dá posse ao primeiro professor de Libras

O primeiro professor efetivo de Libras – Língua Brasileira de Sinais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) tomou posse na manhã desta sexta-feira, no Campus de Cascavel. Helior Aparecido Montanher, que é surdo, foi nomeado em atendimento ao decreto de lei que determina que as instituições de ensino ofertem a disciplina de Libras nos cursos de licenciaturas. Na próxima segunda, outros professores desta área irão tomar posse para atuarem nos campi da Universidade.

O professor Heloir é pedagogo, tem pós-graduação em Libras/Língua Portuguesa – Educação Bilíngüe para Surdos, além de ser professor apresentador de Libras do IESDE (Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino); professor Surdo com Certificação do Prolibras Superior MEC/Seesp. Também tem Faculdade de Letras/Libras Licenciatura na UFSC, Libras em cursos de pós-graduação lato sensu e formação continuada, e desenvolve pesquisas para o ensino de Filosofia e atua como ator e roteirista na produção de peças de Teatro Surdo.

“Hoje é um dia muito feliz. Depois de muita luta e de sofrer preconceitos, ingressar no quadro de professor da Unioeste é muito importante. Estou mais feliz ainda de estar em Cascavel, junto a minha família, noiva e com uma estabilidade de emprego”, conta.

0 comentários:

Postar um comentário