
3º DOMINGO DO ADVENTO (12/dezembro/2010)
1ª Leitura (Isaías 35, 1-6a.10)
EM PORTUGUÊS:
1Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. 2Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus.
3Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. 4Dizei às pessoas deprimidas: "Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para nos salvar".
5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6aO coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos.
10Os que o Senhor salvou voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos; cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto.
PALAVRA DO SENHOR.
GRAÇAS A DEUS!
EM LIBRAS:
SALMO RESPONSORIAL (Salmo 145)
EM PORTUGUÊS:
— Vinde, Senhor, para salvar o vosso povo!
— Vinde, Senhor, para salvar o vosso povo!
— O Senhor é fiel para sempre,/ faz justiça aos que são oprimidos;/ ele dá alimento aos famintos,/ é o Senhor quem liberta os cativos.
— O Senhor abre os olhos aos cegos,/ o Senhor faz erguer-se o caído,/ o Senhor ama aquele que é justo,/ é o Senhor que protege o estrangeiro.
— Ele ampara a viúva e o órfão,/ mas confunde os caminhos dos maus./ O Senhor reinará para sempre!/ Ó Sião, o teu Deus reinará!
EM LIBRAS:
2ª LEITURA (Tiago 5, 7-10)
EM PORTUGUÊS:
Irmãos: 7Ficai firmes até à vinda do Senhor. Vede o agricultor: ele espera o precioso fruto da terra e fica firme até cair a chuva do outono ou da primavera.
8Também vós, ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima.
9Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está às portas. 10Irmãos, tomai por modelo de sofrimento e firmeza os profetas, que falaram em nome do Senhor.
EM LIBRAS:
EVANGELHO (Mateus 11, 2-11)
EM PORTUGUÊS:
Naquele tempo, 2João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, 3para lhe perguntarem: "És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro?"
4Jesus respondeu-lhes: "Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo:5os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. 6Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!"
7Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões sobre João: "O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?8O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis.
9Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. 10É dele que está escrito: 'Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti'. 11Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele".
PALAVRA DA SALVAÇÃO.
GLÓRIA A VÓS SENHOR!
COMENTÁRIO
À medida que avançamos no caminho do Advento, continuamos a ouvir com o coração atento à Palavra de Deus, a fim de descobrir o que fazer e como estar preparado quando o Senhor voltar.
Ele voltará a abrir as portas do seu reino, para iniciar um novo tempo, um momento de alegria sem fim!
Vai ser tudo tão fantasticamente bonito que nem podemos imaginar!
A primeira leitura de hoje, do profeta Isaías, tenta descrever um pouco como será a nossa vida quando o Senhor voltar: "...com infinita alegria brilhando em seus rostos; cheios de felicidade e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto!"
Que maravilha! Uma felicidade que não termina nunca, diz Isaías, uma alegria que sempre estará conosco, e a tristeza e as lágrimas fogem para nunca mais voltar!
É um belíssimo sonho, que enche nossos corações de esperança: não há mais dor, nem lágrimas, nem tristeza, só alegria e paz!
Esperamos ansiosamente a volta do Senhor Jesus!
O Senhor prometeu voltar e ele não está mentindo! Se Jesus prometeu, nós podemos ter certeza de que Ele a cumprirá!
Só não sabemos quando ele volta: daí a necessidade de vigiar nosso coração para estarmos sempre prontos.
No domingo passado, João Batista nos deu uma dica: “convertei-vos”, que significa mudar tudo em nossa vida. Mudar tudo aquilo que não está de acordo com o coração de Deus
Também neste domingo recebemos valiosas dicas através da segunda leitura, da Carta de Tiago. Vale a pena não perder os conselhos que a Palavra de Deus nos dá. Tiago era apóstolo de Jesus, um dos doze, que conhecia Jesus muito bem! Tiago fala de uma forma muito simples, você compreende imediatamente, sem usar palavras difíceis ou frases longas e complicadas. Guarde no seu coração este versículo: "Irmãos, não falem mal uns dos outros, para que não sejais julgados" .
O que São Tiago quer nos dizer? Que nunca devemos ficar reclamando dos nossos amigos, dos nossos irmãos e pais!
Quando estou nervoso, eu acho que tem algo de errado com todo mundo e começo a falar mal:
“Meu amigo se esqueceu de mim, nem me mandou uma mensagem no celular!” ou “Meus amigos foram na festa e nem me convidaram, eles não gostam de mim!” Ou fico com raiva e digo: “Eu não gosto do meu irmão, porque ele sempre deixa as coisas bagunçadas e só eu é que arrumo tudo certinho!”
São Tiago então nos ensina: a melhor maneira de acolher o Senhor na vida é parar de reclamar o tempo todo. Como podem, as pessoas que estão esperando o Senhor, perder tempo criticando os outros? Como podem, as pessoas que estão esperando para entrar no reino da felicidade eterna, em seguinda perder tanto tempo ficando bravo e reclamando com todos?
Não é possível! Então, vale a dica de ouro:
não seja chato, e não fique criticando os outros.
O apóstolo Tiago também nos dá outro conselho muito importante: "Irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor." A gente sabe que esperar não é fácil! A gente até aguenta por algumas horas, mas logo percebemos que começamos a critirar, a murmurar e ficamos irritados. Mas como, dizemos, vamos esperar, esperar, esperar... e Jesus não volta nunca?
O Apóstolo Tiago faz uma comparação que nos ajuda a entender o que significa esta espera da volta de Jesus: "Vede como o agricultor espera pacientemente o precioso fruto da terra até que ele recebe as chuvas do outono e as chuvas da primavera."
Claro que, quando o agricultor semeia, ele sabe que isso leva tempo, “muuuuuito” tempo antes de ver o resultado. São necessários muitos meses e até anos de espera. Esse tempo de espera é longo, mas o agricultor sabe que não é bom ficar com raiva! A sua raiva não vai fazer com que a plantinha cresça mais rápido! Ou ainda, se vai lá para reclamar com a plantinha, fica nervoso, isso não vai fazer com que ela se desenvolva com maior rapidez!
Portanto, diz Tiago: "Também vós, ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima"
Você sabe o que significa "fortalecer o coração"? significa: não desanime!
Porque este é o perigo: desanimar, deixar de acreditar que Ele virá. Então começamos a viver como se Ele não fosse voltar nunca, e fingimos que nada vai acontecer, pensando que o reino de Jesus é apenas um conto de fadas, que não existe e nunca acontecerá! E a gente começa a desacreditar e não temos coragem de lutar para estar pronto pra Jesus que vem!
Converter é cansativo, exigente. Requer esforço pessoal. Por isso, queremos, neste terceiro Domingo do Advento, o Domingo da alegria, acalmar o coração, colocar esperança nele, pensando sempre na alegria infinita de que nos fala Isaías! Queremos animar nosso coração e nossa vida para esperar o Senhor que vem!
0 comentários:
Postar um comentário