Pages

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Reconhecimento oficial da Língua de Sinais Belga pode se tornar o mais significativo da União Européia

(foto ilustrativa)

Numa recente publicação sobre as "Políticas da Língua e Planejamento para a Língua de Sinais" Timothy Reagan, cita o decreto de reconhecimento da Língua de Sinais Belga (LSB) como o "mais expressivo reconhecimento da Língua de Sinais na União Européia atualmente". O decreto que foi aprovado por unanimidade em 26 de abril de 2006 e promulgado esta semana, prevê o reconhecimento da LSB, a criação de assessoria e de investimentos financeiros para custear as pesquisas e para projetos sociais.
Reagan, justifica que o reconhecimento da LSB torna-se o mais expressivo na União Européia, porque "não se trata simplesmente de um reconhecimento qualquer, mas por dar sustentabilidade financeira e assessoria na pesquisa. O que tem acontecido em outros países é o reconhecimento da Língua Gestual, e não vai além disso".
Muito ainda há de ser feito, especialmente no campo da educação, onde a LSB ainda não está no patamar que merece, mas isso é sinal "de que estamos fazendo um bom trabalho" disse Ragan.
Desta maneira a comunidade surda da Bélgica inicia o ano comemorando.
Nós aqui do Brasil, ficamos imensamente felizes em saber que os surdos tem conquistado seus direitos e que a conquista de uns, mesmo que em outro continente, significa potência para os demais.

Fonte: FALSB


0 comentários:

Postar um comentário