Pages

sábado, 30 de abril de 2011

Veneração do sangue do Papa João Paulo II

Uma ampola com sangue de João Paulo II, ainda em estado líquido, vai ser exposta como relíquia no rito de beatificação do papa polaco, marcado para domingo.

O Departamento para as Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice (DCLSP) preparou um «relicário» em que será apresentado o sangue, recolhido quando dos últimos dias de vida de Karol Wojtyla (1920-2005), tendo em vista uma eventual transfusão.

A missa da beatificação decorre na praça de São Pedro, a partir das 10:00 podendo os fiéis entrar, livremente, a partir das 05:00.

Beato só com festa litúrgica em Roma e na Polónia

A festa litúrgica do beato João Paulo II vai ser limitada inicialmente ao calendário litúrgico da diocese de Roma (da qual todos os papas são bispos) e das dioceses da Polónia (país natal de Karol Wojtyla).

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos dispôs um calendário próprio para o «culto litúrgico» ao futuro beato, que vai ser recordado a 22 de Outubro, data da missa de início de pontificado (1978).

A Santa Sé refere ainda que outras conferências episcopais, dioceses ou famílias religiosas podem apresentar um «pedido de inscrição» desta memória litúrgica nos seus calendários próprios, que assim se pode alargar a outros países.

0 comentários:

Postar um comentário